segunda-feira, 21 de maio de 2012

Dinâmicas de Língua Portuguesa


JOGANDO COM O TEXTO
 DESENVOLVIMENTO
 Dividir a sala em dois grupos: lado A e lado B. Colocar no quadro um texto substituindo algumas palavras por desenhos, e cada grupo deve receber as palavras que os desenhos estão substituindo e o lado que conseguir colar corretamente as palavras nos desenhos vencerá.

 JOGO DA CADEIRA
DESENVOLVIMENTO – Colocar as cadeiras em um círculo faltando uma. Cantar uma música e no momento que o professor parar o aluno deve sentar. Quem ficar em pé deve ir até o envelope que a professora colocou no quadro retirar um palavra e ler.
 
JOGO DO ANÃO
DESENVOLVIMENTO
Prendem-se na beira do quadro ou na parede cartões numerados de 1 a 30, por exemplo; enquanto os alunos fecham os olhos um anão (aluno) muda a posição de dois ou mais cartões. Os alunos dirão depois que cartões foram trocados e um deles irá colocá-los novamente em ordem. Podem-se usar palavras no lugar dos números.
  
CHAMADA DA RODA
DESENVOLVIMENTO
O professor forma uma roda com as crianças e numera-as a partir de certo número, indicando se a contagem é de 2 em 2, de 3 em 3, etc. Depois vai para o centro, diz o primeiro número da roda e joga uma bola. O aluno que representa o número chamado corre ao centro para apanhar o objeto e atira-o novamente ao ar dizendo outro número.
Se houver erro o professor interrompe o jogo, faz os alunos verificarem o erro, diz o número certo e continua o jogo.

TEXTO FORMIGA
Cole fora da sala algumas cópias de um texto como uma poesia, parlenda, quadrinha ou cantiga de roda e solicite que a turma sente em dupla.
Explique que uma pessoa da dupla será a formiga que deverá ir lá fora, ler o texto, e sem copiar deve voltar até a sala e falar ao colega o que leu. O colega escreve no caderno e a formiga torna fazer o mesmo processo. A dupla que conseguir escrever mais palavras será a vencedora.
Distribua livros para os alunos e solicite que eles escolham um texto e leiam em voz alta.
Leia histórias para a turma e depois mande ela escrever o que achou da mesma.

TEXTOS MEXIDOS
Distribua textos desordenados para os alunos. Mande que todos formem duplas e tentem ordená-los. A dupla que terminar primeiro será a vencedora.
            QUEM? QUANDO? ONDE? COMO? POR QUÊ?
Caixinhas com tiras de papel onde cada aluno responderá as perguntas. As respostas serão colocadas nas caixas correspondentes e misturadas. Depois cada aluno pegará cinco tirinhas e montará sua história maluca e contará para os  colegas.

A TÉCNICA DO PAINEL
Selecione uma música que seja apropriada para uma acolhida e solicite aos alunos que rescreva a mesma trocando as palavras por desenhos ou gravuras formando um painel.
Distribua gravuras no chão e mande os alunos escolherem a que quiserem e a partir da leitura feita da gravura , criar um curto texto.

4 comentários:

  1. Adorei as atividades, são todas muito criativas! O blog está ótimo.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante das dinamicas e de atividades assim que os alunos precisam para interagir de forma estrovertida

    ResponderExcluir
  3. Muito bom os meus alunos gostaram muito Parabéns pela criatividade ótima as brincadeiras

    ResponderExcluir