JOGANDO COM O TEXTO
DESENVOLVIMENTO
Dividir a sala em dois grupos: lado A e lado
B. Colocar no quadro um texto substituindo algumas palavras por desenhos, e
cada grupo deve receber as palavras que os desenhos estão substituindo e o lado
que conseguir colar corretamente as palavras nos desenhos vencerá.
JOGO DA CADEIRA
DESENVOLVIMENTO – Colocar as
cadeiras em um círculo faltando uma. Cantar uma música e no momento que o
professor parar o aluno deve sentar. Quem ficar em pé deve ir até o envelope
que a professora colocou no quadro retirar um palavra e ler.
JOGO
DO ANÃO
DESENVOLVIMENTO
Prendem-se na beira do
quadro ou na parede cartões numerados de 1 a 30, por exemplo; enquanto os
alunos fecham os olhos um anão (aluno) muda a posição de dois ou mais cartões.
Os alunos dirão depois que cartões foram trocados e um deles irá colocá-los
novamente em ordem. Podem-se usar palavras no lugar dos números.
CHAMADA
DA RODA
DESENVOLVIMENTO
O professor forma uma roda
com as crianças e numera-as a partir de certo número, indicando se a contagem é
de 2 em 2, de 3 em 3, etc. Depois vai para o centro, diz o primeiro número da
roda e joga uma bola. O aluno que representa o número chamado corre ao centro
para apanhar o objeto e atira-o novamente ao ar dizendo outro número.
Se houver erro o professor
interrompe o jogo, faz os alunos verificarem o erro, diz o número certo e
continua o jogo.
TEXTO FORMIGA
Cole fora da sala algumas cópias de um texto como uma poesia, parlenda, quadrinha ou cantiga de roda e solicite que a turma sente em dupla.
Explique que uma pessoa da dupla será a formiga que deverá ir lá
fora, ler o texto, e sem copiar deve voltar até a sala e falar ao colega o que
leu. O colega escreve no caderno e a formiga torna fazer o mesmo processo. A
dupla que conseguir escrever mais palavras será a vencedora.
Distribua livros para os alunos e solicite que eles escolham um
texto e leiam em voz alta.
Leia histórias para a turma e depois mande ela escrever o que achou
da mesma.
TEXTOS MEXIDOS
Distribua textos desordenados para os alunos. Mande que todos
formem duplas e tentem ordená-los. A dupla que terminar primeiro será a
vencedora.
QUEM? QUANDO?
ONDE? COMO? POR QUÊ?
Caixinhas com tiras de papel onde cada aluno responderá as
perguntas. As respostas serão colocadas nas caixas correspondentes e
misturadas. Depois cada aluno pegará cinco tirinhas e montará sua história
maluca e contará para os colegas.
A TÉCNICA DO PAINEL
Selecione uma música que seja apropriada para uma
acolhida e solicite aos alunos que rescreva a mesma trocando as palavras por
desenhos ou gravuras formando um painel.
Distribua gravuras no chão e mande os alunos escolherem a
que quiserem e a partir da leitura feita da gravura , criar um curto texto.
Adorei as atividades, são todas muito criativas! O blog está ótimo.
ResponderExcluirAmei as dinâmicas, valeu.
ResponderExcluirGostei bastante das dinamicas e de atividades assim que os alunos precisam para interagir de forma estrovertida
ResponderExcluirMuito bom os meus alunos gostaram muito Parabéns pela criatividade ótima as brincadeiras
ResponderExcluir