domingo, 4 de setembro de 2011

Planejamento: meio da práxis pedagógica

     O ato de planejar o processo de ensino e de aprendizagem exige dos professores a definição de valores, significados e concepção de educação.
     O planejamento de ensino constitui-se em espaço coletivo para discussão, sistematização e apropriação da práxis de instrumentos teórico-metodológicos, que permitam a todos os envolvidos reafirmar suas posições e avaliar suas práticas, ressignificando-as. Nesta perspectiva, o planejamento deve ser concebido,assumido e vivenciado no cotidiano da prática social docente como um ato político, de resgate dos princípios que embasam a prática pedagógica num processo de ação-reflexão-ação, como base para a estruturação pedagógica da escola.Através do planejamento, o professor cria o contexto adequado para que ocorra realmente a aprendizagem,bem como para intervir neste processo corrigindo possíveis desvios.
     O que é necessário para planejar
• Respeito ao nível de desenvolvimento do aluno;
• Contextualização com a realidade social do educando;
• Acesso aos documentos de Ensino: Marcos de Aprendizagem, PCN, PPP, Regimento Geral, Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental,Ambiental, do Ensino da História e da Cultura Afro- brasileira e Africana, do Trânsito e materiais didáticos.
• Capacidade de trabalho em equipe;
• Iniciativa na busca de informações e autoformação ( seleção, organização e comparação de informações);
• Clareza dos objetivos, habilidades e competências que se quer alcançar;
• Consideração ao conhecimento do aluno e às suas capacidades.

Pontos positivos do planejamento

. Tomada de decisões refletidas e fundamentadas com base na avaliação diagnóstica;
• Esclarecimento dos objetivos propostos nas atividades de ensino que serão realizadas;
• Previsão de possíveis dificuldades;
• Organização e articulação das ações educativas; 
Otimização de tempo e do espaço pedagógico;
• Previsão dos momentos necessários para avaliar o desempenho acadêmico dos alunos;
• Garantia da seqüência lógica e didática no desenvolvimento das atividades;
• Monitoramento dos resultados da aprendizagem;
• Estabelecimento dos critérios e instrumentos de avaliação utilizados

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